BIO
Foto: Marcus Steinmeyer / Pós: Sandro Iung
Ana Cañas estreia no mercado fonográfico em 2007 com o álbum Amor e Caos e é considerada a revelação musical do ano pela crítica especializada.
Em 2009 lança seu segundo álbum, Hein?, que traz as primeiras parceiras com Arnaldo Antunes e também a balada ‘Esconderijo’. No mesmo ano, grava com Nando Reis a música ‘Pra Você Guardei o Amor’ - dueto que se tornou a canção brasileira mais ouvida da década 2000-2009, segundo levantamento do Spotify.
Em 2012, Ana lança o álbum Volta - que apresenta uma versão para ‘Rock And Roll’ do Led Zeppelin e as autorais ‘Será que Você Me Ama?’ e ‘Urubu Rei’. O disco transformou-se, posteriormente, no show e DVD "Coração Inevitável" e contou com a direção e iluminação de Ney Matogrosso.
Em 2015 lança Tô Na Vida, o 4º álbum de estúdio e o primeiro totalmente autoral.
Em 2017, Ana lança o single ‘Respeita’ - música que aborda diretamente a violência de gênero e o assédio. A música ganhou clipe que conta com a participação de 86 mulheres que estão na linha de frente da resistência feminista do país, como Elza Soares e Maria da Penha.
Em 2018 Ana Cañas lança o 5º disco de estúdio, Todxs. Empoderado, feminista, com beats eletrônicos pesados e grooves sensuais, o álbum foi indicado ao Grammy Latino 2019 como Melhor Álbum de Pop Contemporâneo.
Em meio à pandemia de Covid-19, a artista iniciou o projeto Ana Cañas Canta Belchior. Inicialmente pensado para que fosse apenas uma live, a homenagem ao artista cearense ganhou um álbum de estúdio em 2021 e um álbum e DVD ao vivo em 2023. No registro Ao Vivo, Ana Cañas conta com as participações de Ney Matogrosso e Rael, além de apresentar ao público uma canção até agora inédita de Belchior, "Um Rolê No Céu". Composta em 1987 em parceria com Gracco, a obra foi dada de presente a Ana pelos filhos de Belchior, Mikael e Camila. “Eu me transformei totalmente cantando esse repertório. Me atingiu no cerne, na alma”. Tendo percorrido mais de 180 palcos pelo Brasil desde o início do projeto, o espetáculo recebeu o prêmio de "Show do Ano" de 2022 pela APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte.